POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA ATUAL CARD
Data da última atualização: 21 de novembro de 2022
INTRODUÇÃO
Nós da ATUAL CARD prezamos pela transparência e segurança dos seus dados. Por isso, esta Política de Privacidade tem como objetivo explicar com uma linguagem simples quais os dados pessoais que coletamos, como eles são armazenados, usados e compartilhados.
Esta Política abrange a ATUAL CARD Administradora de Cartões de Crédito Ltda (“ATUALCARD”), ATUAL CARD SERVIÇOS EIRELI ME., pessoa jurídica de direito privado titular do CNPJ 22.387.959/0001-64, situada na Quadra 14 LT 01, sala 206, Nova Marabá/PA, CEP: 68.509-094, assim como todas as empresas coligadas e parceiras do grupo.
Caso você ainda fique com alguma dúvida, ficamos à disposição para te ajudar nos nossos canais de atendimento.
Essa Política de Privacidade aplica-se a todos os clientes que tenham contratado serviços ou produtos da ATUAL CARD.
1. Coleta de dados pessoais
A ATUAL CARD poderá armazenar, utilizar e transmitir a terceiros e autoridades reguladoras os dados coletados.
Nós coletamos os seus dados pessoais sempre que você:
Contratar qualquer um dos nossos serviços e produtos;
Usar qualquer um dos nossos serviços, como usando o cartão para compras e saques, fazendo recargas ou pagamento de contas e transferências bancárias;
Utilizar o seu aplicativo no celular;
Utilizar e acessar a sua área logada;
Navegar no site da ATUALCARD: https://cartaoatualcard.com.br;
Entrar em contato pelos nossos canais de atendimento;
Participar de promoções e pesquisas feitas pela ATUAL CARD;
Solicitar alteração de limite de movimentação;
Solicitar alteração de algum dado pessoal da sua conta.
2. Quais dados pessoais coletamos
Para explicar de uma maneira transparente e clara quais os seus dados pessoais que coletamos, nós separamos as diferentes formas em que isso pode acontecer. Assim você fica ciente de qual dado está sendo coletado em cada momento da sua jornada com a gente.
2.1. Dados informados pelo titular
Esses dados são todos os dados que você nos informa de forma ativa e voluntária, seja no momento do cadastro ou no contato com os nossos canais de atendimento. Esses dados podem ser: nome, CPF, RG, nome dos pais, data de nascimento, gênero, endereço, renda, telefone, e-mail, dados biométricos (como uma foto sua junto de um documento de identidade seu).
2.2. Dados obtidos de terceiros:
Dados cadastrais: nome, CPF, RG, nome dos pais, data de nascimento, endereço; Lista de Pessoa Politicamente Exposta (PEP) ou de restrição, como a lista SND da OFAC, listas de crimes de corrupção ou ambientais.
Score de crédito, sendo que estes dados somente são utilizados para a contratação de algum produto de crédito da ATUALCARD ou de suas empresas parceiras.
2.3. Dados do uso dos serviços e produtos da ATUAL CARD
Dados de transações com o cartão e movimentações financeiras, incluindo informações dos locais de compra e o CNPJ ou CPF do comércio onde o cartão for utilizado;
Dados de contratação de serviços de crédito da ATUAL CARD ou de uma de suas parceiras;
Dados bancários da agência usada para pagamento de um boleto de fatura ou recarga de cartão;
Histórico de contatos com os nossos canais de atendimento;
Histórico de alteração de dados cadastrais como e-mail, telefone e endereço.
Dados Públicos
Podemos coletar dados sobre você que estejam disponíveis ao público ou que foram divulgados de forma pública por você.
3. Quem tem os dados coletados pela ATUAL CARD
Coletamos os dados de todos os clientes diretos da ATUAL CARD, ou seja, que contrataram algum serviço ou produto com a marca ATUAL CARD. Também coletamos os dados de clientes de empresas do grupo ATUAL CARD ou de empresas parceiras no modelo private label, onde o cartão possui a marca da empresa parceira, mas é administrado e utiliza a plataforma da ATUAL CARD.
4. Como os seus dados são usados e tratados
Agora vamos explicar para que usamos os seus dados de acordo com a forma como cada um foi coletado.
4.1 Dados informados pelo titular
Nós usamos os dados que você nos informa para:
Atendimento de pedidos e dúvidas;
Autenticação de transações e movimentações via envio de SMS, e-mail ou contato telefônico pela área de Risco da ATUAL CARD;
Comunicação via e-mail e SMS de avisos sobre a plataforma;
Envio de alerta de transações com a conta ou cartão;
Envio de e-mail e SMS de ações de marketing da ATUAL CARD e empresas parceiras;
Envio do seu cartão;
Melhoria dos serviços da ATUAL CARD, incluindo o cruzamento de informações contratadas e utilização para oferta de novos produtos;
Cumprimento de obrigação legal com alguma autoridade ou órgão regulador;
Colaboração em processos judiciais e administrativos, se necessário.
4.1.1. Prevenção de Fraude
Nossa política de segurança e de proteção contra fraudes requer a captura, tratamento e arquivamento de uma imagem/foto sua com o documento de identificação em mãos, a fim de comprovar a autenticidade do seu cadastro.
Ao solicitar o seu cartão e assinar a proposta de adesão, você desde já concorda e autoriza que a ATUAL CARD capture uma imagem sua no ato da assinatura da Proposta de Adesão ao Contrato.
Caso seu cartão seja aprovado, será capturada uma foto sua, sob boa luz, de forma que seja possível a conferência com o documento de identificação que apresentou.
4.2. Dados obtidos de terceiros
Nós usamos os dados obtidos de terceiros para:
Manutenção de cadastro atualizado;
Oferta de crédito, como empréstimo pessoal, pela ATUAL CARD ou parceira, caso você tenha optado por receber ofertas de empréstimo;
Prevenção a Fraude e crimes financeiros, buscando garantir a segurança dos clientes da ATUAL CARD;
Prevenção à lavagem de dinheiro;
Avaliação e revisão sobre a elegibilidade para ser um cliente ATUAL CARD;
Dados obtidos a partir do uso dos produtos e serviços oferecidos pela ATUAL CARD.
Nós usamos os dados obtidos do uso dos nossos produtos e serviços para:
Disponibilizar para você o seu histórico de uso do cartão;
Criar estudos e pesquisas sobre o comportamento de uso da base para a criação de novos serviços e produtos;
Prospecção e promoções dos serviços da ATUAL CARD e de empresas parceiras;
Envio de pesquisas de opinião;
Análises automáticas de prevenção a fraude, buscando proteger os clientes ATUAL CARD de movimentações suspeitas com o cartão ou conta;
Cumprimento de obrigação regulatória e legal da Política de Conheça seu Cliente.
4.3. Dados públicos
Nós podemos usar os seus dados públicos para:
Investigação em processos de prevenção a fraudes;
Cumprimento de obrigação regulatória e legal da Política de Conheça seu Cliente;
Prospecção e promoções dos serviços da ATUAL CARD e empresas parceiras;
Interação e resposta em posts e fotos onde a ATUAL CARD foi citada ou marcada;
Envio de pesquisas de opinião.
5. Compartilhamento de dados
A ATUAL CARD poderá compartilhar os seus dados caso você solicitar. O compartilhamento dos dados poderá ocorrer com empresas do grupo ATUAL CARD, com órgãos reguladores e terceiros parceiros que estejam formalmente obrigados a manter sigilo a respeito das informações transmitidas. Os dados financeiros pessoais e os dados de conta somente poderão ser compartilhados com parceiros mediante a autorização pelo cliente.
6. Segurança das informações
A segurança dos seus dados é extremamente importante para nós da ATUAL CARD.
Para garantir que ninguém não autorizado tenha acesso aos seus dados, possuímos travas internas de acesso e visualização das informações para garantir a privacidade das suas informações até mesmo dentro da própria ATUAL CARD.
Os seus dados podem ser transmitidos para outros países devido à localização dos servidores de armazenamento de dados de parceiros como a processadora ou a fábrica que confecciona os cartões. Todos esses parceiros seguem as normas de segurança e proteção exigidas para que os seus dados continuem seguros.
7. Armazenamento, retenção, retificação e exclusão dos dados pessoais
Se você cancelar seu cartão ATUAL CARD, nós podemos manter os seus dados armazenados por um período adicional de tempo para cumprimento de obrigação legal e regulatória, fins de auditoria e exercício regular de direitos da ATUAL CARD, inclusive podendo apresentar documentos em processos administrativos e judiciais, se necessário.
8. Retificação
Caso você identifique que algum dado de cadastro seu foi informado incorretamente ou esteja desatualizado, você pode alterá-lo a qualquer momento. Caso você não consiga alterar esse dado direto pela área logada da sua conta ATUAL CARD, basta entrar em contato conosco pelos nossos canais de atendimento e nos enviar uma foto sua com o seu documento de identidade que o departamento responsável se encarregará de fazer a alteração para você.
9. Exclusão
Você pode solicitar a exclusão de dados que não sejam essenciais para a oferta de produtos e serviços que contratou ou para cumprimento de obrigação legal e regulatória.
10. Portabilidade de dados
Você pode solicitar a portabilidade de dados para uma outra empresa de meios de pagamentos ou de cartão. Para isso, será necessário a autorização expressa pelo titular da conta e a outra empresa deverá contar com um canal seguro de transmissão dessas informações, para que seus dados continuem seguros.
Mesmo após a portabilidade, para cumprimento de obrigação regulatória e direitos de exercício da ATUAL CARD, alguns dados podem permanecer armazenados por um período adicional.
11. Outras informações importantes
A ATUAL CARD e empresas parceiras se comprometem com a segurança dos seus dados conosco. No entanto, é seu dever como titular não compartilhar dados sensíveis da sua conta ou cartão, como numeração do cartão, senha do cartão, nome de usuário ou senha de acesso ao app ou área logada no desktop.
Você pode solicitar que a ATUAL CARD informe as empresas com as quais compartilhou os seus dados e a finalidade desse compartilhamento.